Natureza das marcas

As marcas, quanto a sua utilização, podem ser de produtos, de serviços, coletivas ou de certificação.


Registro de Marca de produtos

Aquelas usadas para distinguir produtos de outros idênticos, semelhantes ou afins, de origem diversa.

Registro de Marca de serviços

Aquelas usadas para distinguir serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins, de origem diversa.

Registro de Marcas coletivas

Aquelas usadas para identificar produtos ou serviços provindos de membros de uma determinada entidade.

Registro de Marcas de certificação

Aquelas que se destinam a atestar a conformidade de um produto ou serviço com determinadas normas ou especificações técnicas, notadamente quanto à qualidade, natureza, material utilizado e metodologia empregada.


Formas de apresentação das marcas

O registro de marcas contempla as suas mais variadas características. As marcas são classificadas, quanto à sua apresentação, considerando seu conteúdo textual, fontes e desenho.


Registro de Marca Nominativa

É constituída por uma ou mais palavras no sentido amplo do alfabeto romano, compreendendo, também, os neologismos e as combinações de letras e/ou algarismos romanos e/ou arábicos.

Registro de Marca Figurativa

É constituída por desenho, imagem, figura ou qualquer forma estilizada de letra e número, isoladamente, bem como dos ideogramas de línguas tais como o japonês, chinês, hebraico etc. Nesta última hipótese, a proteção legal recai sobre o ideograma em si, e não sobre a palavra ou termo que ele representa, ressalvada a hipótese de o requerente indicar no requerimento a palavra ou o termo que o ideograma representa, desde que compreensível por uma parcela significativa do público consumidor, caso em que se interpretará como marca mista.

Registro de Marca Mista

É constituída pela combinação de elementos nominativos e elementos figurativos ou de elementos nominativos, cuja grafia se apresente de forma estilizada.

Registro de Marca Tridimensional

É constituída pela forma plástica (entende-se por forma plástica a configuração ou a conformação física) de produto ou de embalagem, cuja forma tenha capacidade distintiva em si mesma e esteja dissociada de qualquer efeito técnico.


Pesquisa

Registro

Assessoria


.